Default Header Bubble Text

Moldes simulam osso humano e aceleram cirurgias craniofaciais

POR EM Dr. Lair Huning em 22 de setembro de 2016

O Hospital Sobrapar Crânio e Face, referência no tratamento de crianças e adolescente com deformidades no Brasil, vem utilizando moldes de crânios (feito com a tecnologia de impressoras 3D), para realizar cirurgias craniofaciais com mais rapidez e precisão. O material utilizado é o nylon, pois suas propriedades se caracterizam pela textura e resistência semelhantes aos ossos humanos, ao contrário dos materiais utilizados anteriormente.

A utilização desses moldes diminuíram o tempo das cirurgias em 30%, beneficiando médicos e pacientes. Estes itens, entretanto,  devido ao preço elevado, são utilizados somente em casos mais complexos – cerca de 20 ao ano. Esta redução no tempo das cirurgias, porém, só fora atingida graças ao desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias associadas a novos medicamentos (principalmente anestésicos) promovido pela parceria entre o fornecedor de moldes Bioafabris e o CTI Renato Archer.

Os novos modelos são feitos a partir de tomografias feitas nos pacientes a serem operados. Desta forma, o cirurgião pode planejar suas ações antes de iniciar  a cirurgia de fato, pois o material  mostra a situação exata do cérebro do paciente. Os protótipos também são utilizados na aprendizagem dos residentes, auxiliando na demonstração de técnicas complexas. Sabendo disso, os aprimoramentos nesse campo continuam, a intenção dos desenvolvedores no futuro é obter materiais que simulem também cartilagens e tecidos, evoluindo cada vez mais as ações nesse escopo.

 

Fonte: SBPPC- Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica


COMPARTILHE:

4 anos ago / Sem Comentários

22

SET

Sem

Comentários

Tags:, , , , ,

Comentários